Internacionalização PME

Objetivos e Tipologias das operações

Reforçar a capacitação empresarial das PME através do desenvolvimento dos seus processos de qualificação para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora.

São suscetíveis de apoio os projetos individuais para
  • Conhecimento de mercados externos;
  • Presença na web, através da economia digital, incluindo designadamente o lançamento de catálogos virtuais de bens e serviços;
  • Desenvolvimento e promoção internacional de marcas;
  • Prospeção e presença em mercados internacionais;
  • Marketing internacional;
  • Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas;
  • Certificações específicas para os mercados externos.
  • Formação de Recursos Humanos.
  • Contratação de técnicos qualificados (>= nível 6)
Tipo de Incentivo e Taxas de Apoio

Os apoios previstos são concedidos sob a forma de Incentivo não reembolsável, a uma taxa máxima de 45%, até ao montante máximo de 500.000 €

Aos custos elegíveis com a contratação de recursos humanos altamente qualificados nas empresas, a taxa base de incentivo é de 50%.

Para a formação profissional a taxa base de incentivo é de 50%, que pode ser acrescida de majorações, não podendo ultrapassar a taxa global de 70%.

As Majorações à Taxa Base para a formação profissional são:

  • 10% se a formação for dada a trabalhadores com deficiência ou desfavorecidos;
  • 10% se o incentivo for concedido a médias empresas e 20% se for concedido a micro e pequenas empresas.
Despesas Elegíveis

No âmbito das áreas de investimento qualificação das PME e internacionalização das PME, consideram-se elegíveis as seguintes despesas:

Participação em feiras e exposições no exterior:
  • Custos com o arrendamento de espaço, incluindo os serviços prestados pelas entidades organizadoras das feiras, nomeadamente os relativos aos consumos de água, eletricidade, comunicações, inserções em catálogo de feira e os serviços de tradução/intérpretes;
  • Custos com a construção do stand, incluindo os serviços associados à conceção, construção e montagem de espaços de exposição, nomeadamente aluguer de equipamentos e mobiliário, transporte e manuseamento de mostruários, materiais e outros suportes promocionais;
  • Custos de funcionamento do stand, incluindo os serviços de deslocação e alojamento dos representantes das empresas e outras despesas de representação, bem como a contratação de tradutores/intérpretes externos à organização das feiras.
Serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos, relacionados com:
  • Prospeção e captação de novos clientes, incluindo missões de importadores para conhecimento da oferta do beneficiário;
  • Ações de promoção realizadas em mercados externos, designadamente assessoria e imprensa, relações públicas, consultoria de mercado e assistência técnica à preparação de eventos;
  • Campanhas de marketing nos mercados externos, que compreende a contratação de serviços nas áreas de mailing e telemarketing, publicidade e meios de comunicação especializados;
  • Custos com a intervenção de Técnicos Oficiais de Contas ou Revisores
  • Oficiais de Contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento até ao limite de 5.000 euros por projeto;
  • Assistência técnica, estudos, diagnósticos e auditorias;
  • Custos com a entidade certificadora e com a realização de testes e ensaios em laboratórios acreditados;
  • Custos de conceção e registo associados à criação de novas marcas ou coleções;
  • Custos iniciais associados à domiciliação de aplicações, adesão inicial a plataformas eletrónicas, criação e publicação inicial de novos conteúdos eletrónicos, bem como a inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de busca
  • Intervenção de técnicos oficiais de contas ou revisores oficiais de contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento até ao limite de 5.000€;
  • Formação de recursos humanos.

Para as ações de prospeção, captação de novos clientes e de promoção, considera-se elegível a contratação de serviços relacionados com alojamento e deslocação com os seguintes limites para cada ação:- Na Europa – limite de 1.500€; – Fora da Europa – limite de 3.000€.

Condições de Acesso
  • Estar legalmente constituídos;
  • Dispor de contabilidade organizada;
  • Ter a situação tributária e contributiva regularizada;
  • Ser sustentado por uma análise estratégica da empresa, que identifique as áreas de competitividade críticas, diagnostique a situação da empresa nestas áreas críticas e fundamente as opções de investimento contempladas no projeto;

Tipicamente:

  • Projeto deve demonstrar viabilidade económico-financeira e estar corretamente financiado em pelo menos 25% dos custos elegíveis em capitais próprios e alheios sendo que o financiamento através de capitais próprios deve ser de pelo menos 20% da despesa elegível;
  • Rácio de Autonomia Financeira (AF) equilibrado, de 0,20 para empresas NÃO PME e de 0,15 para PME
  • Ter duração máxima de 24 meses, exceto em casos devidamente justificados;
  • Iniciar a execução no prazo máximo de seis meses, após a comunicação da decisão de financiamento.
Investimento mínimo

O investimento mínimo elegível é de 25 mil euros.

Temos uma vasta experiência e excelentes resultados comprovados. Contacte-nos.
Anúncios